Alterando gravidade de meteoros em game no construct 2

Vídeo aula de complemento à : Criar game com gravidade em planeta no construct 2.

Para esta aula utilizaremos a ferramenta Construct 2, que pode ser baixada pelo site Scirra
E imagens free do site www.kenney.nl, (e algumas imagens baixadas do buscador de imagens do google).

Alterando gravidade de meteoros em game no construct 2

Nesta aula criaremos meteoros dinamicamente, e eles são lançado para o planeta com uma gravidade baixa, e ao atingirem o campo gravitacional do planeta alteramos sua gravidade, criando um efeito de aceleração (rastro) e ao colidir com o planeta gera uma explosão.

Gravidade em meteoro game construct 2
Gravidade em meteoro game construct 2

Roteiro da aula

  • Cenário

Utilizaremos o cenário da aula anterior adicionando alguns elementos: Meteoro marrom, Meteoro cinza (para servir de rastro), campo gravitacional, e uma explosão.
– No meteoro cinza colocaremos o comportamento de fade, para que ao ser criado ele vá diminuindo sua opacidade até ficar transparente.
– No objeto meteoro marrom colocaremos o comportamento de platform, ajustando suas propriedades conforme imagem abaixo.

plataform

  • Script

Utilizaremos a seguinte lógica:
– Colocaremos a imagem de campo gravitacional sobre o planeta.
– A cada X segundos criaremos alguns meteoros em posições pré-estabelecidas no cenário, ajustando o angulo de gravidade para o centro do campo gravitacional, e aplicando uma aceleração de gravidade baixa.
– Quando o meteoro atingir o campo gravitacional terá sua gravidade aumentada, para gerar uma aceleração, e lançaremos imagens do meteoro cinza para criar um rastro.
– Enquanto o meteoro estiver passando sobre o campo gravitacional (is overlapping), e a cada 0.1 segundo, será criado o objeto meteoro cinza, para criar o rastro do meteoro.
– Ao colidir com o planeta o meteoro é destruído e gera uma explosão.
Veja o script abaixo:

scritp meteoro construct

  • Colisões com o personagem

– Onde já tínhamos o script de colisão do personagem, iremos adicionar mais uma condição de colisão com o meteoro:

Script colisão com meteoro

– Finalizamos o cenário com gravidade no planeta, com 2 inimigos e os meteoros como obstáculos.

Veja a vídeo aula abaixo para acompanhar com mais detalhes.

Vídeo aula

Abraços
Maciel

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