Como criar game casual de gravidade em construct 2

Esta aula faz parte de uma série de aulas referente a mecânicas de gravidade em construct 2. Temos vídeo aulas sobre gravidade simples como a dentro da água e inverter gravidades, e algumas mais elaboradas como gravidades em planetas e espaço, com campos gravitacionais.

Lista de vídeos da série

Lista vídeos - série gravidade

Para esta aula utilizaremos a ferramenta Construct 2, que pode ser baixada pelo site Scirra
E imagens free do site www.kenney.nl, (e algumas imagens baixadas do buscador de imagens do google).

Como criar game casual de gravidade em construct 2

Criaremos um game semelhante ao game ORBITTA disponível no Google Play. Ele é um game com mecânica parecida com Flappy Bird porém com uma temática espacial dando a impressão de ser uma nave em orbita, tendo que desviar de meteoros e para pontuar deve passar dentro de arcos.

tela game gravidade

Roteiro da aula

  • Cenário

– Colocamos um Tiled Background com o fundo de céu.
– Inserimos um sprite para ser o planeta, com comportamento de rotação, com uma velocidade de (-40), para que ele gire para a esquerda e lento.
– Da mesma forma iremos criar um objeto para ser a orbita para uma nuvem, e nesta orbita também colocaremos o comportamento de rotação, mas com uma velocidade um pouco menor (-20).
– Colocaremos uma sprite para ser a nuvem, inserindo o comportamento de PIN e no iniciar o projeto faremos ela se vincular na orbita.
– Inserimos o personagem (nave) com comportamento de PLATFORM, para que possamos utilizar a gravidade.
– Faremos a criação dinâmica de meteoros em tempo e posições diferentes, nestes meteoros teremos o comportamento de BULLET e seu grau a 180, para que se movimentem à esquerda em direção da nave.
– Da mesma forma que os meteoros iremos criar arcos, com comportamento de BULLET e se movimentando à esquerda.
– Uma sprite com animação de explosão para as colisões com o meteoro e as extremidades dos arcos.
– Criaremos um sprite invisível para servir de colisor para pontuação, sempre que a nave colidir com ele pontuará.
– E por fim uma sprite font para HUD.

  • Script

– Inicio do layout
Vamos utilizar 2 variáveis, uma para pontuação e outra para identificar se o personagem colidiu.
Ao iniciar o layout iremos destruir todos os sprites que utilizaremos dinamicamente, e sempre zeramos as variáveis pois inicia-se um novo jogo.

script start game
script start game

– Criação e descarte dos obstáculos
A cada x tempo iremos criar meteoros, e em outro evento de x tempo iremos criar arcos. Ambos irão se movimentar em direção do personagem.
Ao saírem da tela os obstáculos serão descartados, para que não continuem a consumir memória.

script obstáculos game
script obstáculos game

– Game play e Game over
A mecânica do jogo consiste em lançar o personagem para cima, mantendo ele no ar, com o touch (TAP).
Tendo como objetivo do jogo desviar dos meteoros e passar por dentro dos arcos.
O game over se dá de várias formas, o personagem não pode: sair do layout, colidir com o planeta, colidir com o meteoro ou colidir com as extremidades dos arcos.
Pontuando apenas se passar dentro dos arcos.

script gameplay e game over
script gameplay e game over

Acompanhe todo este roteiro com mais detalhes pela vídeo aula abaixo:

Vídeo aula

Abraços
Maciel

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