Criar jogos que envolvem alterações de gravidade são desafios interessantes, e o resultado normalmente agrada o público. Podemos considerar que é um diferencial sair dos estilos básicos de games (plataforma, nave, puzzle). Veja Criar game com gravidade em planeta no construct 2.
Esta aula faz parte de uma série de aulas referente a mecânicas de gravidade em construct 2. Teremos gravidade simples como a dentro da água e inverter gravidades, e também teremos algumas mais elaboradas como gravidades em planetas e espaço, com campos gravitacionais.
Lista de vídeos da série
Nesta aula apresento o segundo exemplo de game com gravidade em planeta.
Para isto utilizaremos a ferramenta Construct 2, que pode ser baixada pelo site Scirra
E imagens free do site www.kenney.nl, (e algumas imagens baixadas do buscador de imagens do google).
Criar game com gravidade em planeta no construct 2
Colocaremos um planeta no centro do layout e dois inimigos para que colidir com o personagem, todos com seu centro de gravidade para o planeta, possibilitando que eles caminhem no chão do planeta sem caírem do cenário.
Roteiro da aula
- – Cenário
Colocaremos um background, um planeta no centro do layout (validar os pontos de colisão do planeta), e 2 inimigos andando em direções opostas para colidir com o personagem.
O planeta deve ter o comportamento de Solid, pois o personagem será plataforma.
Para que os inimigos se movimentem utilizaremos o comportamento de Plataforma neles, porém com os controles desativados (para não serem controlados pelo teclado), e o script abaixo:
- – Personagem
Utilizaremos um personagem com comportamento PLATFORM e uma movimentação com animações para Parado, Andando e Pulando. Para este tipo de mecânica o que muda no script do movimento do personagem é a ação de espelhar (mirrored) que é substituída pela ação de girar (Flipped). Esta mudança se dá pelo fato de que utilizaremos o angulo zero para os pés do personagem e não para a frente. Criaremos um efeito de poeira com partículas, para quando o personagem estiver andando. Veja o script abaixo:
- Colisões
– Por fim criaremos um script para as colisões do personagem:
– Com isto temos um cenário simples, com um planeta e 2 inimigos, nosso personagem anda sobre o planeta e o cenário podendo circular o planeta sem cair do cenário e com uma gravidade lunar (mais leve).
Veja a vídeo aula abaixo para acompanhar com mais detalhes.
Vídeo aula
Abraços
Maciel
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