Como gravar configurações de usuários, recorde, moedas, ou qualquer outra informação do seu game, no dispositivo móvel ou na web, utilizando LocalStorage do construct 2.
Gravar dados com LocalStorage no Construct 2
Esta aula esta dividida em 2 etapas.
1 – Gravar a configuração de seleção de idioma feita pelo usuário
2 – Gravar o recorde de pontuação do jogador
Antes de iniciarmos os exemplos práticos apresento na imagem a baixo a estrutura lógica de funcionamento do localstorage. Neste exemplo estou utilizando a variável global “variavel_grobal_teste” para gravar e recuperar os dados.
Ao iniciar o layout devemos utilizar o localstorage para checar se existe a chave que queremos utilizar:
– LocalStorage – Check item exists
Quando queremos capturar uma informação já gravada utilizamos 2 eventos:
Primeiro evento – LocalStorage – On item exists ( executar ação: LocalStorage – Get item)
Segundo evento – LocalStorage – On item get (colocar o conteúdo de localstorage.itemvalue onde precisar)
E por fim quando precisamos gravar algo em memória utilizamos:
– Localstorage Set item
Roteiro da aula
- Caso 1 – Gravar idioma selecionado
Para este caso iremos recuperar os dados de localstorage na entrada do jogo, e gravar os dados ao trocar de idioma.
Passo 1 – inserir o plugin LocalStorage no projeto do construct
Passo 2 – Criar os eventos de entrada do projeto para checar se existe um registro “KEY”, e já vamos também recuperar os dados caso exista.
Passo 3 – Gravar o idioma selecionado no localstorage, neste caso estaremos gravando quando o jogador tocar na bandeira.
Neste caso do idioma temos uma variável global lingua_game para identificar para o jogo qual é o idioma atual, e uma chave “KEY” chamada lingua_gravada para que ao trocar de idioma ele fique registrado, e ao entrar no jogo sempre pegaremos o idioma gravado.
- Caso 2 – Gravar recorde do game
Para este caso iremos recuperar os dados na entrada do jogo, e gravar toda vez que der gameover (caso a pontuação atual seja maior que o recorde do jogo).
Passo 1 – inserir o plugin LocalStorage no projeto do construct
Passo 2 – Criar os eventos de entrada do projeto para checar se existe um registro “KEY”, e já vamos também recuperar os dados caso exista.
Passo 3 – Gravar o recorde atual no localstorage, neste caso estaremos gravando quando ao entrar na tela de gameover.
Temos uma variável global recorde_game para identificar para o jogo qual é o recorde atual, e uma chave “KEY” chamada recorde para que fique registrado o novo recorde quanto ocorrer.
Observação – Os dois exemplos acima são sugestivos, os locais de recuperação de dados e gravação de dados sempre dependerá do projeto em questão.
Veja a vídeo aula abaixo para acompanhar com mais detalhes.
Vídeo aula
Abraços
Maciel
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