Aprenda a criar um game estilo Slither.io em construct 2. Este que é um remake de um game do passado chamado Nibble ou Snake. Também conhecido como jogo da cobrinha.
Tutorial Construct 2 – Criar game estilo Slither.io
Assets
Com exceção do background, todos os demais assets são criados na aula. Precisaremos apenas uma imagem simples para: Cabeça, corpo, comida, partículas, e inimigo. Na aula utilizamos imagens para simples ilustração.
Roteiro da aula
– Em um projeto vazio do construct vamos iniciar ajustando o tamanho do layout para 5000,5000.
– Colocar imagem de background
– Criar uma sprite simples para ser a cabeça do personagem, e neste sprite colocar os comportamentos de Bullet e Bound of Layout. (Para se movimentar automaticamente e não sair do layout).
– Adicionar o plugin de mouse para a direção do personagem. A movimentação do personagem é ajustada sempre apontando para a direção do mouse e se segurar o mouse pressionado ele se movimenta mais rápido. Veja na imagem do script seção “Movimento”.
– Para suavizar a movimentação da câmera iremos criaremos uma sprite, e este sprite ficará invisível, com o comportamento de Scroll To. Veja no script seção “camera” como suavizar utilizando a função LERP().
– Comida para esta aula é um sprite simples e sem comportamento, apenas espalhado no cenário.
– Criaremos o corpo da cobrinha com um sprite simples, e sem nenhum comportamento. Ele apenas será criado dinamicamente e ficará na tela por um tempo. O tamanho da cobrinha será controlado por uma variável tempo. Este tempo se ajusta a medida que ela vai comendo as comidas espalhadas no cenário. Veja o script na seção “Corpo”.
– Criaremos uma partícula simples, para quando o personagem morrer, ela será espalhada no cenário.
– E por fim o código de game over, ele pode ser feito com a colisão da cabeça em algum obstáculo, neste caso o obstáculo é um sprite fixo na tela, e ao colidir são destruídos os sprites de cabeça e corpo (todos). Veja no script seção “game over”.
Scripts da aula
Veja na imagem abaixo a lista de scripts que criamos para o funcionamento do game.
O objetivo desta aula foi a recriação da mecânica principal do game, não sendo criado um jogo completo com menus, pontuação e demais componentes de um game.
Veja o vídeo aula abaixo para acompanhar com mais detalhes.
Vídeo aula
Experimente a versão que foi criada pelo Perametade Games:
Abraços
Maciel
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